Oficina teatral "Voltas e reviravoltas no teatro de Nelson Rodrigues"
com Jefferson Primo e Alyne Arins
Local: Ateliê Casarão
Rua Dr. Almeida, nº 265
Início: 13 de março
Horário: 20h às 22h
Sobre a Oficina:
com Jefferson Primo e Alyne Arins
Local: Ateliê Casarão
Rua Dr. Almeida, nº 265
Início: 13 de março
Horário: 20h às 22h
Sobre a Oficina:
O curso adota como eixo norteador a
pesquisa corporal voltada para a descoberta do ator essencial, cujo processo
admite técnicas de dança-teatro como o butoh japonês como meio eficaz para a
construção da identidade corporal desse ator que almeja o repouso em sua
interpretação. Nesse sentido, sua principal busca deve ser a descoberta das
infinitas possibilidades interpretativas que poderá buscar através/ pelo/ com e
no seu corpo, compreendendo a rebeldia não como algo avesso a regras e
convenções, mas como necessariamente a energia fundante de toda e qualquer
criação considerando a disciplina como aliada imprescindível para o alcance de
seus objetivos enquanto artista. A
técnica vocal é também tratada com profundidade no decorrer do curso em função
de sua importância para a harmonia da composição do artista cênico. Desse modo,
compreende-se que a voz é um dos elementos embutidos no corpo e como tal deve
receber atenção e cuidados tanto quanto o restante do conjunto da máquina
corporal.
Não
podemos nos esquecer de citar a importância das indicações bibliográficas
co-responsáveis pelo lapidar do ator essencial, cujo senso crítico lhe atribui
o exercício de afirmar-se como potência criadora de vida tal e qual sua arte o
impele a criar no teatro, pelo teatro e com o teatro. Nessa perspectiva, o
anseio do ator essencial não se resume em apenas compreender-se como um técnico
representante de uma arte x ou y, mas acima de tudo um pensador da vida, capaz
de reiventá-la a cada vez em se apresenta em uma dada cena.
Para
o ator essencial o teatro enquanto arte de representação não restringe-se
apenas à uma compreensão política do mundo, fazendo de seu teatro somente um meio de
reafirmação das bases e valores componentes de nossa sociedade, mas objetiva
sobretudo compreender o espaço da cidade tornando-a um potente locus teatral por excelência sendo, nesse caso, a dramaturgia de Nelson Rodrigues um vasto campo para a pesquisa para o ator que se pretende também reinventor do mundo.