Oficinas

Oficina teatral "Voltas e reviravoltas no teatro de Nelson Rodrigues"
com Jefferson Primo e Alyne Arins


Local: Ateliê Casarão
       Rua Dr. Almeida, nº 265


Início: 13 de março
Horário: 20h às 22h


Sobre a Oficina:



O curso adota como eixo norteador a pesquisa corporal voltada para a descoberta do ator essencial, cujo processo admite técnicas de dança-teatro como o butoh japonês como meio eficaz para a construção da identidade corporal desse ator que almeja o repouso em sua interpretação. Nesse sentido, sua principal busca deve ser a descoberta das infinitas possibilidades interpretativas que poderá buscar através/ pelo/ com e no seu corpo, compreendendo a rebeldia não como algo avesso a regras e convenções, mas como necessariamente a energia fundante de toda e qualquer criação considerando a disciplina como aliada imprescindível para o alcance de seus objetivos enquanto artista. A técnica vocal é também tratada com profundidade no decorrer do curso em função de sua importância para a harmonia da composição do artista cênico. Desse modo, compreende-se que a voz é um dos elementos embutidos no corpo e como tal deve receber atenção e cuidados tanto quanto o restante do conjunto da máquina corporal.
Não podemos nos esquecer de citar a importância das indicações bibliográficas co-responsáveis pelo lapidar do ator essencial, cujo senso crítico lhe atribui o exercício de afirmar-se como potência criadora de vida tal e qual sua arte o impele a criar no teatro, pelo teatro e com o teatro. Nessa perspectiva, o anseio do ator essencial não se resume em apenas compreender-se como um técnico representante de uma arte x ou y, mas acima de tudo um pensador da vida, capaz de reiventá-la a cada vez em se apresenta em uma dada cena.
 Para o ator essencial o teatro enquanto arte de representação não restringe-se apenas à uma compreensão política do mundo, fazendo de seu teatro somente um meio de reafirmação das bases e valores componentes de nossa sociedade, mas objetiva sobretudo compreender o espaço da cidade tornando-a um potente locus teatral por excelência sendo, nesse caso, a dramaturgia de Nelson Rodrigues um vasto campo  para a pesquisa para o ator que se pretende também reinventor do mundo.